Os Pretos-Velhos, Os Feiticeiros da Umbanda.
Esta Falange abrange nossos queridos Pretos-Velhos e Pretas-Velhas,
trabalhando sobre orientação de Omolu/Obaluaê ou Yorimá.
É um conselheiro por excelência da gente moça do século que segue, sua
natureza racial expressa naturalmente boa vontade, paciência, tolerância,
mansuetude e alegria que se configuram na música, na dança mágica, vigorosa e
jubilosa, no gestual comedido, na fala calma e mansa de quem já compreenderam
perfeitamente que a vida é a suprema doação do Grande Ser Olorum ou Zambi.
Desencarnados, ampliaram seu senso de observação sobre si mesma e sobre
as pessoas encarnadas da dita sociedade brasileira de consumo, imitadora do
primeiro mundo. Originalmente dos cinco milhões de escravos aqui desencarnados,
somam-se a estes outros milhões de descendentes, dos quais quase um terço optou
pela nova e genuína religião implantada no plano físico, no Brasil de 1908.
Aproximou-se dos sinhozinhos e sinhazinhas por meio da mediunidade – ponte
entre os dois planos, para prestarem favores de alma para alma. Descobriram que
este intercâmbio gera moeda de evolução para uns e outros, quando bem sucedido;
e esses favores estendem-se até o último dia do desencarne de seu tutelado.
Na hora extrema, conduzindo-os, seguramente, aos familiares
consanguíneos que se foram antes para o plano das emoções e ansiosos aguardam
pela chegada dos que ficaram.
A Falange dos pretos e divididos por linhas de Vibração, conforme a sua
região de origem africana. Podemos citar algumas mais conhecidas;
3.1 As Falanges de Yorimá ou de Pretos____________
Falanges do Povo da Costa (Rei Cambinda)
Falanges do Povo do Congo (Rei Congo)
Falanges do Povo de Angola (Pai Joaquim)
Falanges do Povo da Guiné (Pai Guiné)
Falanges do Povo de Moçambique (Pai Jerônimo)
Falanges do Povo de Luanda (Pai José)
Falanges do Povo de Benguela (Pai Tomé e João Benguele)
POVO DA COSTA
Legião dos espíritos negros africanos escravizados que trabalham com a
renovação de forças.
O sentido de trabalho desta legião é o de enxugar o pranto do filho e
ajuda-lo a caminhar pelo vale de lágrimas.
A transformação se dá na coragem para enfrentar a dor e o sofrimento
originário do passado.
Eles cruzam com a vibração de Yemanjá (Iemanjá) e aceita, em suas
obrigações, velas roxas, café, o rosário feito com contas de nossa senhora.
Vibra na praia e sua cor e o roxo com azul-claro.
POVO DO CONGO
Legião de espíritos dos negros escravos que trabalham com a força
recém-transformada, isto é, com a força pura e nova, no sentido de vencer a dor
envolvendo a alegria interior.
Eles vibram nas cores branca e preta e aceitam suas obrigações nas
parais e campos floridos.
POVO DE ANGOLA
Legião de espíritos negros escravos que trabalham no fundamento da
manutenção da força cósmica e de sua aplicação mística. Sua missão é trazer luz
e força para os filhos que ainda estão no cativeiro, como escravos dos vícios,
dos erros ou da maldade humana, ajudando-os a sobreviver e vencer o sofrimento
pelo uso de todo misticismo da força, quer através de rituais, quer através de
descontração e sublimação dos valores positivos da criatura humana.
Vibram nas cores branca e preta, que significa luz e sombra para
produzir o terceiro elemento que é a penumbra. Muitas vezes esta legião assume
unicamente a cor roxa, e neste caso isso representa a inclusão da cor vermelha
entre o branco e o preto, cuja mistura gera o roxo, tornando-se assim misterioso,
mas que representa o ponto místico da cor suprema. Seu campo é a mata.
POVO DE GUINÉ
Legião dos espíritos negros escravos que trabalham na cura de males
físicos, através da magia e do conhecimento adquirido através de longos anos de
estudo e vivencia nas coisas sagradas. Vibram nas cores brancas e pretas.
Trabalham no cruzeiro do cemitério ou no mar.
POVO DE MOÇAMBIQUE
Legião de espíritos negros escravos que trabalham com as forças que se
transformam do cativeiro para liberdade, através da paciência em se suportar o
cerceamento do direito de liberdade do ser humano. Vibram na cor roxa e seu
campo de trabalho é a pedra da mata ou os oratórios construídos na mata.
POVO DE LUANDA
Legião de espíritos dos negros escravos que trabalham exclusivamente na
caridade, embora se apresentem combativos e exigentes nos trabalhos executados
dentro do ritual.
Mas, apesar desta característica de exigentes, são extremamente bondosos
e usam seus profundos conhecimentos ritualísticos para combater demandas.
Vibram nas cores brancas, vermelhas e pretas, mais aceitam em suas obrigações
velas brancas e pretas e roxas também.
POVO DE BENGUELA
Legião dos negros escravos que trabalham com a missão de compreender o
que representa para o ser humano a incerteza, a falta de resignação e o
sofrimento, pois eles passaram por tudo isso na Terra.
Compreendem que muitas criaturas humanas, embora creiam na força divina,
são levadas ao erro e ao desespero pelo excesso de amargura. Desenvolvem,
então, uma energia que transmite a paz e a compreensão, além de incentivar a
caridade. Vibram nas cores brancas e pretas e aceitam suas obrigações nas
colinas floridas.
PRETOS –VELHOS DE OGUM
São mais rápidos em sua incorporação e não tem muita paciência com os
médiuns, cambones e às vezes até consulentes. São diretos, não enfeitam muito
as mensagens. São especialistas em consultas que dêem coragem e segurança aos
indecisos.
PRETOS –VELHOS DE OXUM
São mais lentos para incorporar e falar, passando total serenidade.
Enfeitam a conversa com os consulentes sem chocar, fazendo com que as
pessoas reflitam sobre o assunto. São especialistas em reflexão, de pensamento
interior.
PRETOS –VELHOS DE XANGÔ
São raros, mas e importante conhece-los.
Sua incorporação e rápida como a de Ogum trabalham nas causas da
prosperidade e justiça.
Passam muita serenidade.
PRETOS –VELHOS DE YANSÃ (IANSÃ)
São rápidos para incorporar e falar, pois a força da natureza que os
rege é a mesma que os permite tratar de vários assuntos, devido à diversidade
do Orixá.
Retribuem ao médium a defesa e cobram muita honestidade. Sua maior
função é o descarrego, a limpeza do ambiente.
PRETOS –VELHOS DE OXOSSI
São os mais brincalhões, alegres e rápidos. Geralmente falam com varias
pessoas ao mesmo tempo.
Sua especialidade é receitar remédios naturais para o corpo e alma.
Falam com muita seriedade e não brincam com suas consultas
PRETOS –VELHOS DE OBALUAÊ
São simples na forma de incorporar e falar.
Exigem muito dos seus médiuns, tanto na postura quanto na moral.
Dedica-se muito a seus filhos, mais não deixam de cobrar e corrigir. São Chefes
de Linha.
PRETOS –VELHOS DE YEMANJÁ
Suas incorporações são belíssimas, mantendo, contudo enorme
simplicidade. Sua fala e doce e meiga.
São pacientes e compreensivos com as mães, sua especialidade são os
laços espirituais e familiares.
Trabalham no descarrego e passes.
PRETOS –VELHOS DE OXALÁ
São bem lentos na incorporação. Tornam-se belos pela simplicidade dos
gestos. Raramente dão consulta.
Sua maior especialidade é o passe de energização.
O Nome dos Pretos-Velhos
Há muita controvérsia sobre o fato de o nome do Preto-Velho ser uma
miscelânea de palavras portuguesas e africanas.
Voltemos ao passado, na época que cognominamos "A Idade das
Trevas" no Brasil, dos feitores e senhores, senzalas e quilombos, sendo os
senhores feudais brasileiros católicos ferrenhos (devido à influência
portuguesa) não permitiam a seus escravos a liberdade de culto. Eram obrigados
a aprender e praticar os dogmas religiosos dos amos.
Porém eles seguiram a velha norma: contra a força não há resistência, só
a inteligência vence. Faziam seus rituais às ocultas, deixando que os déspotas
em miniatura acreditassem estarem eles doutrinados para o catolicismo, cujas
cerimônias assistiam forçados.
As crianças escravas recém-nascidas, na época, eram batizadas duas
vezes, a primeira, ocultamente, na nação a que pertenciam seus pais, recebendo
o nome de acordo com a seita.
A segunda vez, na pia batismal católica, sendo esta obrigatória e nela a
criança recebia o primeiro nome dado pelo seu senhor, sendo o sobrenome composto
de cognome ganho pela Fazenda onde nascera (Ex: Antônio da Coroa Grande), ou
então da região africana de onde vieram (Ex: Joaquim D'Angola).
O termo "Velho", "Vovô" e "Vovó" são para
sinalizar sua experiência, pois quando pensamos em alguém mais velho, como um
vovô ou uma vovó subentendeu que essa pessoa já tenha vivido mais tempo,
adquirindo assim sabedoria, paciência, compreensão.
É baseado nesses fatores que as pessoas mais velhas aconselham.
No mundo espiritual é bastante semelhante, a grande característica dessa
linha é o conselho?
É devido a esse fator que carinhosamente dizemos que são os
"Psicólogos da Umbanda".
Eis aqui, como exemplo, o nome de alguns Pretos Velhos:
Pai Roberto, Pai
Cipriano, Pai João.
Pai Congo, Pai José D'Angola, Pai Benguela.
Pai Jerônimo, Pai Francisco, Pai Guiné.
Pai Joaquim de Angola, Pai Antônio, Pai Serafim.
Pai Firmino D'Angola, Pai Serapião, Pai Serapião.
Pai Fabrício das Almas, Pai Benedito, Pai Julião.
Pai Jobim, Pai Jobá, Pai Jacó.
Pai Caetano, Pai Tomaz, Pai Tomé.
Pai Malaquias, Pai Dindó, Joaquim das Almas.
Vovó Maria Conga, Vovó Manuela, Vovó Chica.
Vovó Ana, Vovó Maria, Vovó Maria.
Maria Redonda, Vovó Catarina, Vovó Luiza.
Vovó Rita, Vovó Gabriela, Vovó Quitéria.
Vovó Mariana, Vovó Maria da Serra, Vovó Maria de Minas.
Vovó Rosa da Bahia, Vovó Maria do Rosário, Vovó Benedita, Vovó Cambinda
(ou Cambina).
Normalmente os Pretos Velhos tratados por Vovô ou Vovó são mais velhos
do que aqueles tratados por Pai, Mãe, Tio ou Tio ou Tia.
Os pretos velhos são à força da sabedoria
no domínio da magia. É um povo humilde, porém sábios e experientes feiticeiros.
São originários do povo da costa, do Congo, de Angola, de Guiné, de Luanda e de Bengala. É um povo muito sofrido, portanto se quisermos conquistar sua admiração e confiança deveu trata-los com muito carinho, pois em sua vida terrena já sofreram muito com a escravidão.
Embora pareçam alegres e divertidos em suas manifestações são realmente um povo sofrido.
SEU numero: 9 ou 13
DIA DA SEMANA: Segunda-feira
DOMÍNIO: dominam o poder da feitiçaria, da magia, da sabedoria, consolam os aflitos, e valorizam o sofrimento humano.
COR: branco, vermelho e preto: povo de Luanda
Roxo com azul claro: Povo da costa
Branco e preto: povo do Congo, da Guiné e de Bengala
Branco e preto e as vezes vermelho: (=roxo) Povo de Angola
Roxo: povo de Moçambique
SAUDAÇÃO: Salve Preto Velho! Saravá...!
BEBIDAS: cachaça, cachaça com mel, cachaça com suco de frutas, vinho, café preto
FRUTAS: Praticamente toda varia de acordo com a entidade
VEGETAIS: aipim, batata, pinhão, feijão, pipoca, saladas, amendoim
VELA: cada linha tem a sua, mas na dúvida sempre se acende branca
OFERENDAS: farofa de linguiça, mexido de feijão, café preto, sucos de frutas, cachaça, vinhos, ervas(arruda, guiné e alevante), pipocas, palheiro ou cigarro, fósforo, rosários, gostam também de terem um saquinho com tesoura, linha, agulha e pedacinhos de panos para fazerem suas mandingas, fitas brancas, aipim frito, diversas frituras, farofa de carne, farofa de galinha,etc...
CORES DAS GUIAS: nas cores da vibração da linha, rosários, contas de semente de dendê, de lágrimas de Nossa Senhora e outras sementes, búzios, dentes de animais,etc.
São originários do povo da costa, do Congo, de Angola, de Guiné, de Luanda e de Bengala. É um povo muito sofrido, portanto se quisermos conquistar sua admiração e confiança deveu trata-los com muito carinho, pois em sua vida terrena já sofreram muito com a escravidão.
Embora pareçam alegres e divertidos em suas manifestações são realmente um povo sofrido.
SEU numero: 9 ou 13
DIA DA SEMANA: Segunda-feira
DOMÍNIO: dominam o poder da feitiçaria, da magia, da sabedoria, consolam os aflitos, e valorizam o sofrimento humano.
COR: branco, vermelho e preto: povo de Luanda
Roxo com azul claro: Povo da costa
Branco e preto: povo do Congo, da Guiné e de Bengala
Branco e preto e as vezes vermelho: (=roxo) Povo de Angola
Roxo: povo de Moçambique
SAUDAÇÃO: Salve Preto Velho! Saravá...!
BEBIDAS: cachaça, cachaça com mel, cachaça com suco de frutas, vinho, café preto
FRUTAS: Praticamente toda varia de acordo com a entidade
VEGETAIS: aipim, batata, pinhão, feijão, pipoca, saladas, amendoim
VELA: cada linha tem a sua, mas na dúvida sempre se acende branca
OFERENDAS: farofa de linguiça, mexido de feijão, café preto, sucos de frutas, cachaça, vinhos, ervas(arruda, guiné e alevante), pipocas, palheiro ou cigarro, fósforo, rosários, gostam também de terem um saquinho com tesoura, linha, agulha e pedacinhos de panos para fazerem suas mandingas, fitas brancas, aipim frito, diversas frituras, farofa de carne, farofa de galinha,etc...
CORES DAS GUIAS: nas cores da vibração da linha, rosários, contas de semente de dendê, de lágrimas de Nossa Senhora e outras sementes, búzios, dentes de animais,etc.
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