domingo, 14 de dezembro de 2014

AS LINHAS DE QUIMBANDA

AS SETE LINHAS DA QUIMBANDA

Exu que tem duas cabeças
Ele olha sua banda com fé
Uma é Satanás no inferno
E a outra é de Jesus Nazaré
(Ponto do exu de duas cabeças)

Assim como a umbanda e composta por sete linhas ou raios regido pelos orixás e guias chefes atuando no plano de luz ou polo positivo temos por outo lado o antagônico culto de quimbanda representando o lado “negativo” dessas falanges.  Na verdade não existe o bem e o mal como explicado pelas religiões oque ocorre de fato são falhas espirituais humanas que desencadeiam todo tipo de desordem mental e astral. Portanto ao falar nas linhas de quimbanda ou nos chefes quimbandeiros poderíamos abrir um leque e explicações, mas prefiro deixar a cargo de cada um pensar e deduzir oque para si representa o trabalho dessas entidades tão mal compreendidas.
Deixo abaixo uma breve explicação das sete linhas de quimbanda traçada com a umbanda.
Antes que alguns preconceituosos joguem suas pedras e muito comum aqui no Rio de Janeiro terreiros de umbanda  traçada com quimbanda mesmo que de forma velado.

As linhas da Quimbanda, assim como as linhas da Umbanda, são em número de sete. Vejamos

1ª Linha de Oxalá Linha Malei - Linha - Chefe - Exú Rei, é composta por 7 falanges, cada qual com seu chefe, e seus sete respectivos subordinados. Os componentes destas linhas são os componentes do Alto Comando do Povo e do Reino de Exu.
Componentes da Linha do Exu Rei ou Malei:
Exu Rei das Sete Encruzilhadas
Exu Marabô
Exu Mangueira
Exu Tranca Ruas das Almas
Exu Tiriri
Exu Veludo
Exu dos Rios ou Campinas
Pomba Gira - Pomba Gira Rainha das Sete Encruzilhadas

2ª Linha de Omulu Linha das Almas - Chefe - Omulu, encontra-se nesta linha espíritos vulgarmente conhecidos como omulus, e isto se deve pelo fato de estarem estes espíritos sob a regência do Orixá Omulu, Tem por morada os cemitérios, onde também são realizadas suas entregas, amalás, ebós, etc., etc.
São os componentes desta linhas:
Exu Mirim
Exu Pimenta
Exu 7 Montanhas
Exu Ganga
Exu Kaminaloá
Exu Malê
Exu Quirombô
Pomba Gira - Pomba Gira das Almas

3ª Linha de Ogum Megê Linha do Cemitério ou das Caveiras - Chefe - Exu Caveira, tendo sob sua responsabilidade as ações dos espíritos vulgarmente conhecidos como Caveiras. Toda a legião destes espíritos trabalha e responde obediência a Exu Caveira, recebem suas oferendas dentro dos cemitérios.
São os componentes desta linha:
Exu Tatá Caveira
Exu Brasa
Exu Pemba
Exu do Lodo
Exu Carangola
Exu Arranca Toco
Exu Pagão
Pomba Gira - Pomba Gira Rainha dos Cemitérios

4ª Linha de Yemanjá Linha Nagô Chefe - Exu Gererê, os espíritos que são os componentes desta linha são exímios entendidos na pratica da magia, seja astral, seja natural ou qualquer outra forma ou modalidade a eles requisitados. Sua atuação principal é dentro da magia vodu, muito conhecida a nível superficialíssimo, sendo esta modalidade da magia, ensinada a pouquíssimos iniciados, haja vista sua complexidade, sua extrema e perigosíssima eficiência, que em mãos erradas podem resultam grandes e as vezes irreversíveis consequências, tanto ao operador quanto a infeliz vítima. Quero deixar claro que a magia vodu pode ser amplamente requisitada e usada para fins maléficos, na qual obtém resultados rápidos e por demais eficientes, contudo a magia vodu também, é, e, deveria assim ser, utilizada para fins benéficos e virtuosos. Os espíritos que se apresentam dentro desta linha são denominados vulgarmente de "Gangas". Este fato é existente pelo pouco conhecimento que se tem que o chefe desta linha é Exu Gererê, ou seja, é ele um Exu pouco conhecido, porém, confundido com Exu Ganga, que por sua vez, é por demais conhecido dentro das giras Umbandistas e Quimbandistas, e é este Exu, elemento desta forte e perigosa linha da Quimbanda.
São os elementos desta linha:
1 - Exu Quebra Galho
2- Exu 7 Cruzes
3- Exu Gira Mundo
4- Exu dos Cemitérios
5- Exu da Capa Preta
6- Exu Curador
7- Exu Maré
Pomba Gira- Pomba Gira Maria Padilha

5ª Linha de Xangô Linha de Mossorubi - Chefe - Kaminaloá, os espíritos desta linha possuem um especialidade de manipular a mente, causam e curam males de origem espiritual que possam causar perturbações dentro da mente dos seres humano. São exímios conhecedores da mente humana e por esta razão são evocados para trabalhos onde há tratamento mental. Também são operadores da justiça por sua ligação com Xango.
São os elementos que compõe esta linha:
1- Exu dos Ventos
2- Exu Morcego
3- Exu 7 Portas
4- Exu Tranca Tudo
5- Exu Marabá
6- Exu 7 Sombras
7- Exu Calunga
Pomba Gira - Pomba Gira Maria Molambo

6ª Linha de Oxóssi Linha dos Caboclos Quimbandeiros - Chefe - Exu Pantera Negra, esta linha se apresentam como se fossem caboclos, índios, enfim, tendo especialidade em trabalhos de cura e desobsessão.
São os elementos desta linha:
1- Exu 7 Cachoeiras
2- Exu Tronqueira
3- Exu 7 Poeiras
4- Exu da Matas
5- Exu 7 Pedras
6- Exu do Cheiro
7- Exu Pedra Negra
Pomba Gira - Pomba Gira da Figueira

7ª Linha de Ibêji Linha Mista - Chefe - Exu Tiriri, e todos os Exus Mirins. Nesta linha também vem alguns Exus Kiumbas, ou seja, espíritos desencarnados, espíritos de mortos, que servem a Exu. Atuam nessa linha espíritos de varias origens de raças diferentes.


Exu Tiriri
Exu Toquinho
Exu Manguinho
Exu Lalu
Exu Veludinho
Exu Mirim
Exu pagão
Pomba gira Menina

Acima traçamos um paralelo dos orixas de umbanda traçados as linhas de quimbanda. Em cada linha como polo passivo temos uma pomba gira atuando diretamente em cada faixa. Por isso se diz que ela e mulher de 7 maridos. Ou seja cada 7 entidades masculina temos uma pomba gira.
Algumas entidades atuam em mais de uma linha por exemplo desdobrando o seu serviço para outras entidades ou orixás. Por exemplo exu mirim na linha de ibeji mas pode atuar também na linha de Omolu ou das almas como Calunguinha. O exu pimenta atua tanto em uma linha como eu outras também. O exu mirim e mister em atuar em linhas diversas embora a original seja a sétima linha.
Cada linha dessa compõe um tipo de oferenda diferente e própria as suas vibrações e falanges assim como as cores e objetos de imantação. Não confundir os exus de quimbanda com o Exu Orixá iorubá.  

Um comentário:

  1. Interesaante: já ví catalogarem o Exú Veludo na linha de Ogum, assim como os Tranca ruas.

    ResponderExcluir